BEM VINDO

Bem vindo ao SITE do Grupo Pet Ciências Sociais da Universidade Federal do Amapá. Conheça o curso de Ciências Sociais nas suas interfaces: Antropologia, Sociologia e Ciência Política. Confira os trabalhos que o PET promove nas áreas de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Novidades

Petianos ganham prêmio de melhor trabalho na categoria: Eleições, partidos políticos e o papel da mídia nas democracias. 

Petianos do Grupo PET Ciências Sociais/UNIFAP, ganharam no útimo dia 29, o prêmio de melhor painel na categoria eleições, partidos políticos e o papel da mídia nas democracias com o trabalho intítulado: " PODER POLÍTICO E O PAPEL DA MÍDIA NAS ELEIÇÕES 2014 NO ESTADO DO AMAPÁ" que foi apresentado III semana de ciência política, realizado na Universidade Federal São Carlos-SP. 

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA - 2015/PORTO ALEGRE-RS

A Sociedade Brasileira de Sociologia apresenta o XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, que será realizado de 20 a 23 de julho de 2015, em  Porto Alegre, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O tema do evento é ‘Sociologia em Diálogos Transnacionais’, que chama a atenção para a importância dos debates correntes nas principais redes internacionais de pesquisa sociológica. Interconectadas, essas redes propiciam a crescente cooperação em pesquisa e docência de sociólogos brasileiros com colegas da América do Norte, da Europa, dos países lusófonos, dos países ibero-americanos, do denominado eixo ‘Sul Sul’, com destaque para as importantes conexões com pesquisadores dos países Brics, da América Latina e da África.

Um dos objetivos do Congresso é fomentar o aprofundamento dessas relações. Mas o propósito principal é colaborar para a construção de uma Sociologia, inserida em debates correntes, que por meio de múltiplas abordagens teóricas e metodológicas, participe ativamente em diálogos mundiais, nacionais e locais sobre a sociedade contemporânea. O Congresso dará visibilidade a estudos, pesquisas e discussões que se realizam não apenas no interior da própria disciplina, mas também em conexão com outras áreas científicas e com atores e instituições mundiais, estatais e da sociedade.

Assim, além do fortalecimento de redes nacionais e internacionais de pesquisa, há ainda o objetivo de colaborar para a compreensão de transformações sociais ora em curso, de resistências à mudança, de continuidades e e rupturas em padrões culturais e em instituições sociais e do processo reflexivo da disciplina sobre si mesma e sobre como é construído o conhecimento sociológico. Acredita-se que o XVII Congresso Brasileiro de Sociologia promoverá esses diálogos e auxiliará na constituição de um conjunto bem fundamentado de análises sobre a sociedade em que vivemos.

Soraya Vargas Cortes
Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia

MAIS INFORMAÇÕES: https://sbs2015.com.br/

67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - 2015/SÃO CARLOS-SP

Luz, Ciência e Ação”. É este o tema central definido para a 67ª. Reunião Anual que acontecerá entre os dias 12 e 18 de julho de 2015 no campus da Universidade Federal de São Carlos, em São Carlos, SP. O tema escolhido é alusivo ao Ano Internacional da Luz, que em 2015 será celebrado em diversos países, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à importância das tecnologias associadas à luz na promoção do desenvolvimento sustentável e na busca de soluções para os desafios globais nos campos da energia, educação, agricultura e saúde.

A escolha da UFSCar para sediar a 67ª. Reunião Anual foi uma demanda da própria universidade para a SBPC. Targino de Araújo Filho, reitor da UFSCar, afirma que “a expectativa (com a reunião) é grande e a melhor possível. Já estamos trabalhando intensamente para receber os participantes da 67ª Reunião Anual como um grande evento, que muito nos orgulha, especialmente por acontecer no marco das comemorações dos 45 anos da UFSCar”, comemora Targino.

MAIS INFORMAÇÕES: https://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/

Informações

CNPQ ATENDE DEMANDA DA COMUNIDADE CIENTÍFICA E CRIA DIRETORIA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Atendendo uma demanda histórica dos pesquisadores e das associações e sociedades científicas nacionais da área, o Conselho Deliberativo do CNPq aprovou, em sua reunião realizada no dia 26 de novembro de 2014, a criação da Diretoria de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Esta solicitação foi encaminhada pela Diretoria Executiva do CNPq, que havia aprovado anteriormente esta demanda.

Atualmente estas áreas estão vinculadas à Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais (DEHS). A nova diretoria atuará tanto nas ações especificas das áreas envolvidas quanto em outras demandas transversais, tais como ações de Editoração, Divulgação Científica, Gênero e Políticas Sociais Inclusivas, dentre outras.

A aprovação pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo do CNPq levou em consideração as recomendações apresentadas pelo “Simpósio de Ciências Humanas e Sociais nas Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação Contemporâneas”, realizado com o apoio do CNPq no dia 20 de agosto deste ano, quando a proposta de criação de uma diretoria específica para as áreas de ciências humanas foi submetida à apreciação conjunta das mais de 30 associações e sociedades científicas reunidas.

A implementação da nova diretoria será agora submetida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e outras instâncias governamentais pertinentes.

FONTE:CNPq

Diante da procura constante e da edição impressa quase esgotada, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública liberou o acesso ao o livro "As Ciências Sociais e os Pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil", coeditado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ANPOCS e Urbania Editorial, em 2011.

O PDF completo da publicação pode ser acessado no link abaixo:

https://www2.forumseguranca.org.br/novo/publicacao/as-ciencias-sociais-e-os-pioneiros-nos-estudos-sobre-crime-violencia-e-direitos-humanos-no-brasil

 

É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.
 

Émile Durkheim

PONTOS TURISTICOS DO AMAPÁ

 

Projeto Ciranda de Livros

Projeto Educação para os Direitos Humanos