8ª ABCP (Encontro da Associação Brasileira de Ciência Politica) Gramados - RS (UFRGS)

29/07/2012 16:43

A ciência política tem como uma de suas preocupações centrais o tema da democracia. Diversas dimensões compõem esta linha de investigação, desde um debate teórico, política comparada a pesquisas empíricas baseadas em estudos de caso.
O 8º Encontro da ABCP tem o objetivo de fomentar um diálogo sobre a democracia no contexto contemporâneo, articulando realidades díspares não só por razões temporais de amadurecimento institucional, mas pela simultaneidade dos desafios colocados, ou seja, ampliar a arena de participação política, inclusão social mantendo altos índices de crescimento econômico. O tripé democracia – desenvolvimento – ciência política será o norteador de um diálogo que objetiva refletir sobre distintas composições e estruturas políticas inseridas em um ordenamento valorativo comum, sustentado na perspectiva de regimes políticos plurais, competitivos e inclusivos. O século XXI tem apresentado questões desafiadoras às democracias. Do ponto de vista das democracias consideradas maduras, há claros sinais de tensões e esgotamentos. Por um lado, observam-se descompassos entre as suas instituições de representação política e demandas de naturezas diversas, gerando zonas de desconforto e reações hostis a seus fundamentos. Por outro, há indicadores de mobilizações políticas que delineiam novos canais de participação, buscando ampliar as bases de sustentação dos regimes democráticos considerados consolidados. Apesar da realidade das democracias maduras ter configurações distintas das novas democracias é possível detectar elementos que apresentam semelhanças e que dizem respeito a questões essenciais à legitimidade dos regimes. Trata-se de uma perspectiva que objetiva comparar experiências distintas dos regimes democráticos contemporâneos, sejam aqueles considerados consolidados, em construção ou em momento de transição.  
Neste sentido, pretende-se trazer elementos que não somente forneçam um “olhar” que amplie as fronteiras da análise política comparada, mas que também possibilitem vislumbrar alternativas aos sistemas democráticos contemporâneos em condições desafiadoras.

https://www.abcp2012.sinteseeventos.com.br/