36ª ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) Águas de Lindoia - SP

29/07/2012 16:49

A ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisaem Ciências Sociais - é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, para aglutinar e representar centros de pesquisa e programas de pós-graduação que atuam no campo das Ciências Sociais. Com uma participação inicial de 14 centros e/ou programas, conta hoje com a filiação de 100 instituições que têm na Sociologia, na Antropologia e na Ciência Política seu campo de atuação. Diferentemente de outras associações científicas, a ANPOCS filia sócios institucionais, e não pesquisadores individuais. 
Estatutariamente, a ANPOCS é composta por um Conselho Diretivo, um Conselho Fiscal e por sua Assembleia Geral. O Conselho Diretivo é integrado por um Presidente, um Secretário Executivo, um Secretário Adjunto e três Diretores, eleitos por um mandato de dois anos, cujas funções encontram-se descritas no Estatuto. Tendo em vista o crescimento e a complexidade de suas atividades e, para melhor responder às demandas da comunidade e àquelas formuladas pelas fundações nacionais e internacionais, foram criadas ao longo dos anos diversas câmaras de assessoramento à Diretoria - as comissões e comitês assessores -, o que tem possibilitado que a Associação seja, efetivamente, um instrumento a favor da crescente institucionalização de uma comunidade brasileira de cientistas sociais articulada em âmbito nacional. 

As atividades de rotina da ANPOCS incluem a realização do Encontro Anual, um concurso de bolsas e de dotações para pesquisa, as reuniões periódicas dos diversos comitês assessores e da própria Diretoria e as publicações.

 

https://www.encontroanpocs.org.br/2012/?page=2&menu=Sobre%20a%20ANPOCS