3ª SBS NORTE (Sociedade Brasileira de Sociologia) Manaus-AM (UFAM)

30/07/2012 16:14

O 3º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia a ser realizado de 26 a 28 de setembro de 2012, em Manaus, no campus da Universidade Federal do Amazonas, pretende reunir estudantes e docentes da graduação e da pós-graduação e profissionais da área da sociologia, de instituições púbicas e privadas, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os pesquisadores brasileiros, destacando a importância da troca de idéias e do encontro do conhecimento sociológico produzido na Amazônia e nas diversas regiões brasileiras.

Com a expectativa de reunir um público aproximado de 400 pessoas, o III Encontro Norte integra a programação acadêmico-científica da SBS que, ao realizá-lo contribui decisivamente para o esforço de fortalecimento e consolidação do processo de expansão e institucionalização da sociologia na região norte intensificado em anos recentes com a criação, em geral pelas Instituições Federais de Ensino (IFES), de cursos de graduação em ciências sociais e, mais especificamente, de programas de pós-graduação em sociologia.

Importante espaço receptor de debates, os Encontros Norte da SBS, bianuais, tiveram início em 2008, com a realização, em setembro daquele ano, em Manaus, do I Encontro Norte. Em setembro de 2010, teve lugar, em Belém, o II Encontro Norte. Os temas dos I e II Encontros Norte procuraram colocar em evidência a urgência de novas abordagens teórico-metodológicas na análise e compreensão das sociedades amazônicas no século XXI. Assim, “Amazônia: em busca de novas abordagens”, foi o tema do I Encontro Norte e “Amazônias: mudanças sociais e perspectivas para o século XXI”, o do II Encontro.

       Em sua terceira edição, o Encontro tem como propósitos dar continuidade à equalização da produção sociológica do Brasil com a produção sociológica da Região Norte, fortalecer os vívculos da SBS com as Universidades amazônicas, dar visibilidade ao conhecimento acumulado pelos pesquisadores do norte brasileiro sobre os processos em curso na Amazônia contemporânea, estimular o intercâmbio entre pesquisadores e discentes dos distintos Cursos e Programas de Pós-Graduação em Sociologia/Ciências Sociais situados nesta região e nos demais estados do Brasil, assim como o intercâmbio da produção acadêmico-científica e o desenvolvimento de estudos comparados. Pretende ainda, discutir o processo de implantação da Sociologia no Ensino Médio no Brasil e, em particular, nas escolas da Amazônia, oportunizando a discussão sobre o campo de atuação profissional do sociólogo na região, com foco sobre a inserção deste profissional no âmbito da esfera pública (governamental) e privada.

 

https://www.sbsnorte.ufam.edu.br/index.php/component/content/?view=featured